Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Acepipes ao sabor das ondas. “Gastronomia de bordo”, um livro de Patrícia Borges

(…) 

Não têm sonhos, só têm presságios 
O seu homem, mares, naufrágios 
Lindas sirenas 
Morenas” 
(…)


Chico Buarque, em “Mulheres de Atenas”

Peniche, as suas gentes e o mar são unha com carne. Porque o solo desta península é arenoso e pouco fértil, a subsistência das populações que aqui se foram fixando esteve, desde sempre, ligada à pesca e a outras atividades marítimas.

Sim, é verdade que as figueiras se dão bem por estas bandas e que as vinhas medravam próximo do Cabo Carvoeiro, dando um excelente vinho branco. Mas pouco mais. Os produtos hortícolas tinham de vir dos concelhos circundantes, pelo que o pescado se tornou a base da alimentação. Como tempero, o suor dos pescadores, as lágrimas que corriam para as ondas, as orações por aqueles que partiam para mais um dia de faina.

É toda esta atmosfera de labuta e sacrifício que a “chef” Patrícia Borges, ela própria filha de pescador, procurou plasmar no seu livro “Gastronomia de bordo”. São sabores e memórias de muitos pescadores e cozinheiros de bordo, receitas sempre com um pé no mar e outro em terra. E sem esquecer a apanha, com as suas artes e manhas desenvolvidas ao longo de incontáveis gerações.

Este livro está ligado ao IPMA através da sua revisão científica (listagem das espécies capturadas e caracterização das artes de pesca), que esteve a cargo de dois dos seus investigadores, Tiago Bento e Pedro Gomes. 

Bom apetite!

https://www.facebook.com/patricia.borges.140/posts/5201418923217483


Por iniciativa do Município de Peniche apresentamos o Livro Gastronomia de Bordo de Peniche. Com texto de Patrícia Borges, fotografia de Nicolas Lemonnier, design de Pedro Dias e tratamento de Imagem, Nuno Marques, esta obra está inserida no projeto Intermunicipal : Territórios com História. Nesta publicação podemos encontrar as nossas receitas de bordo e de mar, mais emblemáticas, passadas por antigos cozinheiros e pescadores. As artes de pesca, bem como as espécies capturadas na nossa costa também estarão presentes. Um livro com uma reportagem fotográfica excecional em torno daqueles que fazem de Peniche, um local único – os nossos pescadores. O livro estará apenas disponível após o seu lançamento oficial e poderá ser adquirido no Posto de Turismo e em outros locais a anunciar futuramente.
Uma obra para e de todos nós…O nosso muito obrigado a todos que tornaram esta publicação possível. Com Mark MinistroRui VenâncioRaquel JaneirinhoÂngela MalheirosSusana MendesTeresa BettencourtCarla TabaioTiago Bento e Pedro Gomes



Publicar un comentario

0 Comentarios

Ad Code

Responsive Advertisement