Page Nav

HIDE

Classic Header

{fbt_classic_header}


Breaking News:

latest
"rías baixas tribuna") Por el final de las absurdas fronteras (políticas, sociales, económicas...) que aún subsisten entre España (singularmente Galicia) y Portugal...y que tanto perjudican a la ciudadanía ibérica

Expansão do Metro : obras no Porto e em Gaia arrancam em semanas

O Conselho de Administração da Metro do Porto recebeu e analisou os relatórios finais dos júris dos concursos públicos para a construção da ...

O Conselho de Administração da Metro do Porto recebeu e analisou os relatórios finais dos júris dos concursos públicos para a construção da Linha Rosa (Linha Circular) e para o prolongamento da Linha Amarela, tendo aprovado, como proposta, a adjudicação de ambas as empreitadas ao consórcio luso-espanhol formado pela ACA – Alberto Couto Alves, S.A. e a Ferrovial Agroman, S.A.. O valor global destas adjudicações ascende a 288 milhões de euros - 189 milhões relativos ao novo traçado no Porto e 98,9 milhões para a ampliação em Gaia.

A expansão do Metro do Porto é o investimento público de maior dimensão em curso em Portugal. Na totalidade, os novos seis quilómetros e as novas estações da rede apresentavam um valor base de concurso orçamentado em cerca de 365 milhões de euros. Assinale-se, com este resultado, que a Metro do Porto obtém uma significativa poupança, na ordem dos 77 milhões de euros, face aos valores de referência destes dois concursos públicos internacionais, com o mercado e a livre concorrência a responderem muito positivamente e garantirem uma redução de 21 por cento.

Agora, a Metro do Porto e o consórcio vencedor formalizarão os passos legais previstos com vista à assinatura, a curto prazo, dos contratos de adjudicação, sendo que, igualmente a curto prazo, as obras vão arrancar no terreno.

A nova Linha Rosa (Circular) do Metro do Porto integrará quatro estações e cerca de três quilómetros de via, ligando S. Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, servindo o Hospital de Santo António, o Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça de Galiza e as faculdades do polo do Campo Alegre. Já a extensão da Linha Amarela permitirá construir um troço com três estações e cerca de três quilómetros, que ligará Santo Ovídio a Vila d’Este, passando pelo Centro de Produção da RTP e pelo Hospital Santos Silva. As empreitadas vão decorrer entre 2020 e 2023.


No hay comentarios

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.

Entrada destacada

Otra vez el síndrome anti-Portugal : ¿falta de tacto, manipulación de la realidad, ignorancia...?.

"RIAS BAIXAS TRIBUNA" es una web que funciona sin ánimo de lucro alguno.  Es de agradecer el interés que muestras por esta opción....

Pensamiento al cierre...

"Há faunos e elfos escondidos, prontos a barrar o nosso caminho comum. Saber da sua natureza e propósito é condição primeira para viver melhor na Hispânia nossa". (António LEITE)