Queda ahora el paso final : que se haga con las riendas del Banco de Portugal, algo que no está plenamente cerrado. Aunque se espera que por ahí vaya... por algo rechazó horas atrás la dirección que le fue ofrecida del Banco Europeo de Inversiones. Pero la llave del nombramiento del próximo gobernador del Banco de Portugal la tiene... el premier Antonio Costa.
Com Centeno, Ricardo Mourinho Félix, até então Secretário de Estado das Finanças, também abandona o Governo e irá regressar ao Banco de Portugal (BdP), mas não necessariamente para o Conselho de Administração, apurou o Jornal Económico. Sendo que os administradores do BdP serão escolhidos pelo próximo Governador.
Ricardo Mourinho Félix poderá ir para a administração do BEI, que está vago e para o qual António Costa pensou em Centeno.
Recorde-se que o mandato do atual Governador do regulador da banca, Carlos Costa, termina em julho. O lugar de Carlos Costa poderá ser preenchido por Centeno, mas ainda nada está decidido.
Esta terça-feira, o primeiro-ministro explicou que irá discutir com o novo ministro das Finanças, João Leão, o nome que será proposto pelo Executivo para a presidência do BdP e de seguida ouvirá os partidos, ainda que não seja necessário o voto a favor, uma vez que a nomeação é feita através do Conselho de Ministros, sendo seguida por uma audição na Assembleia da República. De acordo com o jornal Observador, António Costa irá ouvir os partidos políticos no final deste mês.
O anúncio sobre a saída de Mário Centeno de titular das Finanças foi anunciada esta terça-feira pela Presidência da República. “O Presidente da República recebeu do Primeiro-Ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanças, Professor Doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do Professor Doutor João Leão”, pode ler-se na nota divulgada, assinalando Marcelo Rebelo de Sousa que “aceitou as propostas”.
![]() |
Imagen de tiempos más felices entre el algarvío Centeno y el premier Costa. |