La TAP unirá Sá Carneiro y la isla de Sal a partir de julio

Aeroporto.news confirmou hoje que a TAP vai ligar o Porto à Ilha do Sal a partir de Julho.
A TAP anunciou hoje que vai iniciar uma nova ligação direta regular a partir do Porto, desta feita para a Ilha do Sal, em Cabo Verde. A operação é anual e tem inicio a 20 de Junho. Durante a temporada de Verão contará com uma frequência semanal (Sábados), subindo para duas frequências semanais com a entrada do calendário de Inverno (4ªf e Sábados). Todos os voos estão programados com equipamento Airbus 319, com 144 lugares. Os bilhetes já se encontram à venda no site da TAP.

Cabo Verde é um dos destinos tradicionais de férias em Portugal e dispensa apresentações. Até agora o mercado era servido parcialmente com voos charters, parcialmente com voos ou via Lisboa ou com partida direta de Lisboa. Nesse sentido, e olhando apenas para o volume de passageiros charter a partir do Porto, a oferta de dois voos semanais parece bastante segura, havendo inclusivamente espaço para mais alguma frequências ou para destinos adicionais caso os resultados sejam positivos (para além da Ilha do Sal, a Ilha da Boavista também recebe charters do Porto). Embora o anuncio da rota aconteça numa altura em que os operadores já contrataram voos próprios, reduzindo a margem para captar esse mercado já este Verão, a prazo o mais provável é os operadores começarem a recorrer a esta operação em detrimento dos voos charter.
Para além do mercado turístico, há ainda a possibilidade de captar algum tráfego VFR e estimular o mercado de carga aérea. Será também possível fazer ligações via Porto, principalmente a partir da temporada de Inverno, em que face à capacidade do aeroporto os horários já estão optimizados.
A utilizando do avião durante o período noturno, que de outra forma estaria imobilizado, para um destino fora do perímetro de céus abertos, com procura ponto-a-ponto forte e complementada por ligações aos principais mercados europeus foi a formula quase básica que permitiu à TAP desenvolver o mercado africano em Lisboa. A transportadora aproveita agora para expandir a estratégia ao Porto, aproveitando o aumento da escala da operação e jogando com o destino mais seguro ao alcance de um Airbus 319.