A Espanha tornou-se o principal mercado de hóspedes para Portugal em 2019

Luis de Magalhâes nos lo explicaba esta semana en su muy profesional carta de noticias diaria. Claro y tajante : España es el país que mayor número de huéspedes aporta al Turismo portugués.

A Espanha tornou-se o principal mercado de hóspedes para Portugal em 2019, representando uma participação de 14% de visitantes não residentes, com um número total de visitantes recebidos de 2,3 milhões, representando um crescimento de 10,3%.
Quanto ao número de dormidas, a Espanha está posicionada como o terceiro mercado para Portugal, com um total de 5,2 milhões (+ 7,4%).
No que diz respeito aos hóspedes espanhóis por região, para Porto e Norte (21,8% do total de estrangeiros), Portugal Central (23,8%), Área Metropolitana de Lisboa (10,8%) e Alentejo (19,1%), sendo neles o espanhol o principal mercado.
O Algarve (11,3%) é o segundo mercado, atrás do Reino Unido; para os Açores (8,9% de participação), é o terceiro, atrás da Alemanha e dos EUA; e é para o quinto mercado da Madeira.
Portugal recebeu um total de 27 milhões de hóspedes em 2019, 7,3% a mais que no ano anterior e 69,9 milhões de dormidas (+ 4,1%).
As receitas de turismo atingiram 18,4 biliões de euros, o que resultou em um crescimento homólogo de 8,1% e um novo recorde histórico. De ressaltar que, em quatro anos, as receitas do turismo cresceram 62%.
O turismo doméstico (+ 7,5%) cresceu a um ritmo ligeiramente superior ao de visitantes estrangeiros (+ 7,1%), contribuindo para a consolidação da sustentabilidade do sector no país.
Os resultados mostram que os benefícios do turismo se espalham por todo o país, incluindo o interior, com um crescimento mais significativo no Norte (+ 9,7% em dormidas) e Açores (+ 7,5% em dormidas).
Actualmente, o sector emprega mais de 400 mil pessoas, correspondendo a 9% do total do emprego nacional.
O turismo em Portugal é hoje uma actividade que se estende por todo o território, ao longo de todo o ano, pelo que a atracção de recursos qualificados para esta actividade é uma prioridade.


Artículo Anterior Artículo Siguiente