Portugal perderá 450 mil pasajeros este verano por falta de capacidad aérea

El portal especializado Opçâo Turismo destaca los perjuicios que se avecinan para Portugal en este inmediato verano, en cuanto la aportación que el Turismo hace y la falta de recursos aéreos para atender la creciente demanda.

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, disse que Portugal vai perder, este Verão, mais de 450 mil passageiros porque não há capacidade aeroportuária.
Entre os meses de Abril e Setembro, significa a falta de 3000 slots, acrescenta Pedro Nuno Santos, para indicar que o país vai pagar caro pelo adiamento de investimentos. Só a TAP vai ter de cancelar 1.500 voos este Verão por falta de slots em Lisboa.
O governante, que falava na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, disse, esta quarta-feira, que andamos aqui todos há décadas a brincar aos aeroportos, a adiar decisões de investimento e hoje estamos a pagar caro.
Questionado por alguns deputados sobre a construção do novo aeroporto no Montijo e a decisão favorável condicionada na Declaração de Impacto Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o ministro considerou que é preciso encontrar equilíbrio entre defesa do ambiente e defesa do povo.
Lembra a Lusa que, em 8 de Janeiro de 2019, a ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, com um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 para aumentar o actual aeroporto de Lisboa e transformar a base aérea do Montijo, num novo aeroporto.
O aeroporto do Montijo poderá ter os primeiros trabalhos no terreno já este ano, depois da emissão da Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e da reorganização do espaço aéreo militar e após os vários avanços registados em 2019.