Editors Choice

3/recent/post-list

Ad Code

Responsive Advertisement

Recent in Technology

Cartão bancário contactless irá funcionar como título de transporte no Porto

• Pagamento com Cartão Bancário contactless para viajar nos transportes públicos do Porto aderentes ao Andante; ///• Projeto piloto na Linha E (Aeroporto) do Metro do Porto e nos Elétricos da STCP no 2º trimestre do ano; ///• Parceria TIP, Visa, Cybersource e Unicre irá permitir a deslocação de clientes ocasionais e habituais de forma rápida e fácil. ///
No segundo trimestre do ano será possível viajar nos transportes públicos do Porto utilizando o cartão bancário contactless.
O projeto inovador que alia os Transportes Intermodais do Porto (TIP), a Visa e a Unicre, irá permitir que o cartão contactless de débito ou de crédito seja uma alternativa ao cartão Andante, contribuindo assim para melhorar a comodidade e a acessibilidade aos transportes públicos no Grande Porto. Será a primeira vez em Portugal que um cartão bancário contactless permite aceder, viajar e pagar um transporte público.
Com o lançamento da solução contactless nos transportes públicos, o Porto irá integrar uma lista crescente das principais cidades do mundo como Londres, Singapura, Rio de Janeiro e Nova Iorque.
A parceria estabelecida resultou na recente formalização de um acordo de entendimento e cooperação bem como na definição dos termos deste projeto-piloto que tem como principal objetivo facilitar e simplificar o acesso à rede de transportes públicos do Grande Porto.
“Os objetivos deste projeto centram-se essencialmente na simplificação da experiência de utilização dos transportes públicos, neste projeto em concreto, importante especialmente para turistas e clientes ocasionais, bem como na implementação de soluções de bilhética ambientalmente sustentáveis” refere, Tiago Braga, Presidente do TIP.
"O ponto central da criação de uma cidade próspera e bem-sucedida é sua capacidade de movimentar as pessoas de maneira rápida e eficiente. À medida que as nossas cidades crescem, alcançar esse objetivo é um dos maiores desafios do nosso tempo. Na Visa, temos orgulho em trazer as soluções da Cybersource na nossa parceria com o TIP e estamos fortemente empenhados no projeto de forma a posicionar o Porto entre as cidades líderes mundiais que permitem pagamentos contactless nos transportes públicos", afirma Anne Head, Vice Presidente Consumer Experience, Visa.
A Redunicre é a rede responsável pela aceitação dos pagamentos com cartão contactless na rede de transportes públicos do Porto envolvidos neste piloto e que permite o pagamento da viagem com os cartões dos principais sistemas de pagamento internacionais. “Acreditamos que este projeto inovador será o início da mudança de paradigma do setor em Portugal e que em breve será alargado a toda a rede de transportes públicos das principais cidades do país”, destaca Tiago Oom, Diretor da Redunicre.
O utilizador apenas tem que validar com o cartão bancário contactless e iniciar viagem.
Esta nova funcionalidade estará disponível na Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o aeroporto, e nas linhas de Carro Elétrico da STCP, evoluindo posteriormente para toda a rede de transportes Andante.


Ad Code

Responsive Advertisement