Fútbol. Comienza la jornada 23 de la Liga Portuguesa de Primera División

A jornada 23 da Liga NOS começa hoje a ser disputada. A receção dos Guerreiros do Minho ao Belenenses, pelas 19H00, é a primeira partida a ser jogada, num dia onde o líder do campeonato viaja até ao Estádio João Cardoso, para defrontar o CD Tondela.
Pelas 15h30 de sábado é a vez de CD Feirense e Moreirense FC entrarem em campo. Mais tarde, Portimonense e CD Aves procurarão regressar às vitórias. Ao início da noite, duelo de “Vitórias”, na receção de sadinos a vimaranenses.
No dia seguinte, tempo para mais dois encontros: Sta. Clara – CD Nacional (14H30) e Boavista FC – Rio Ave FC (17H30).
A ronda termina na segunda-feira, com a viagem dos leões até ao terreno do Marítimo M. e a receção do SL Benfica ao GD Chaves.
Nas estatísticas individuas, destaque para a igualdade no topo da classificação dos maiores goleadores desta edição da prova. Haris Seferovic’ (SL Benfica), Bas Dost (Sporting CP) e Dyego Sousa (SC Braga) contabilizam 14 cada, em mais uma competição com incerteza no resultado final.
O médio Pizzi (SL Benfica), continua a ser quem mais golos “ofereceu”, com 12 passes para finalização já efetuados, enquanto que Helton, guardião do Boavista FC, tem 82 defesas, sendo o guarda-redes que mais golos evitou.
Eis algumas curiosidades sobre cada um dos jogos:
----------------------------------
sexta-feira, 22 de fevereiro
SC Braga – Belenenses
(19H00 – Sport TV)
O primeiro encontro da jornada 23 será jogado no Estádio Municipal de Braga. À entrada para a ronda, o terceiro classificado recebe a formação que ocupa a sétima posição na tabela classificativa.
Com 10 vitórias e um empate nos 11 encontros disputados “em casa”, o conjunto de Abel Ferreira segue invicto quando joga no próprio estádio, onde já conquistou 31 dos 49 pontos que totaliza. Também o Belenenses conta com um bom registo fora de portas, tendo somado 15 pontos, exatamente metade da pontuação que apresenta, após 22 jornadas.
Na primeira volta, os bracarenses venceram no Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor, por três bolas a zero. Wilson Eduardo, com um bis, e Ricardo Horta apontaram os golos do encontro.
----------------------------------
CD Tondela – FC Porto
(21H15 – Sport TV)
A equipa orientada por Pedro Filipe (Pepa) recebe os dragões de Sérgio Conceição, no Estádio João Cardoso, num confronto que coloca frente-a-frente o 11.º e o líder do campeonato nacional.
Os tondelenses, que totalizam mais cruzamentos que o FC Porto (375 contra 368), somam 26 golos marcados e, nas últimas seis jornadas, conquistaram os três pontos numa ocasião. Do outro lado vão estar os azuis e brancos, que nas 22 jornadas disputadas, ainda não conhecem a sensação de estar a perder ao intervalo (12 vitórias e 10 empates).
Os conjuntos já se encontraram na sexta jornada da prova, numa partida que terminou com o resultado em 1-0. Soares, a cinco minutos do final da partida, desbloqueou o resultado e deu a vitória aos atuais primeiros classificados da Liga NOS.
 ----------------------------------
sábado, 23 de fevereiro
CD Feirense – Moreirense FC
(15H30 – Sport TV)
A primeira de três partidas agendadas para sábado será disputada no Estádio Marcolino Castro. CD Feirense e Moreirense FC vivem dois momentos opostos na tabela classificativa: os fogaceiros ocupam a última posição, já os cónegos perseguem o sonho europeu, no quinto lugar.
A equipa de Vila da Feira não vence desde a segunda jornada, aquando da visita ao Estádio D. Afonso Henriques. Sturgeon, a dois minutos dos 90, marcou frente a antiga equipa e selou aquela que foi a última vez, até então, que o CD Feirense conquistou três pontos numa partida. Já a formação de Moreira de Cónegos, nas últimas 10 partidas, soma sete vitórias e um empate, tendo somado 22 dos 30 pontos que apresenta, nesta fase.
No primeiro duelo entre ambas as formações, na presente edição da Liga NOS, Nenê fez o golo solitário e garantiu a vitória para a o conjunto de Ivo Vieira, à entrada para o último quarto de hora do encontro.
----------------------------------
Portimonense – CD Aves
(18H00 – Sport TV)
Este será o 47.º duelo entres os dois emblemas. Ainda assim, esta é a terceira vez que ambos se cruzam no campeonato nacional. E se, no total do histórico de confrontos, os algarvios levam a melhor, com 16 triunfos contra 13, o mesmo não se aplica à Liga NOS, com duas vitórias avenses contra uma da equipa de Portimão.
Seis pontos separam os conjuntos na tabela classificativa. O Portimonense soma 27 e ocupa a décima posição da classificação, ao passo que o CD Aves é o primeiro abaixo da linha de água, com 21 pontos conquistados.
No encontro da sexta jornada, no Estádio do Clube Desportivo das Aves, Vítor Gomes apontou três golos e garantiu a vitória da equipa da casa, por 3-0.
----------------------------------
Vitória FC – Vitória SC
(20H30 – Sport TV)
Embate entre dois Vitórias do futebol português. Sadinos e vimaranenses encontram-se no Estádio do Bonfim, num confronto que terá a 142.ª página escrita no próximo sábado. Os naturais de Setúbal têm uma média de um ponto conquistado por jogo (22 pontos e 22 jogos) e são os atuais 15.º classificados. Já os conquistadores somam 35 pontos e são sextos.
Curiosamente, a equipa da casa conta com um saldo de golos nulo no próprio terreno (nove marcados e nove sofridos), assim como os visitantes, que apontaram 14 e permitiram 14 aos adversários.
O que também terminou empatado foi o duelo da primeira volta. Em Guimarães, Osório colocou a formação vimaranense em vantagem, mas Nuno Valente, já com um minuto jogado para lá dos 90, fez o 1-1 final.
----------------------------------
domingo, 24 de fevereiro
Sta. Clara – CD Nacional
(14H30 – Sport TV)
Duelo entre equipas das ilhas dos Açores e Madeira, no Estádio de São Miguel. O atual nono classificado da prova, com 27 pontos, recebe a equipa de Francisco Costa (Costinha), que ocupa a 14.ª posição da tabela classificativa, com 23 pontos.
Os comandados por João Henriques seguem numa série de duas vitórias, nas últimas três jornadas. Já o CD Nacional regressou aos triunfos na última jornada, após seis partidas sem conhecer o sabor da vitória (cinco desaires e um empate).
No confronto relativo à primeira volta do campeonato, Fernando Andrade, O. Rashid e Pineda fizeram os golos que deram o triunfo aos açorianos, no Estádio da Madeira.
----------------------------------
Boavista FC – Rio Ave FC
(17H30 – Sport TV)
O outro encontro agendado para domingo vai ser disputado entre axadrezados e vila-condenses. Cinco pontos separam os dois emblemas, que ocupam o 12.º e o 8.º lugar, respetivamente.
Os boavisteiros, agora liderados por Lito Vidigal, somaram dois triunfos e um empate, nas últimas três jornadas disputadas. Por outro lado, a formação de Vila do Conde, que contabiliza 455 faltas sofridas e 315 efetuadas, procura regressar aos triunfos.
Na sexta jornada da Liga NOS, no Estádio do Rio Ave Futebol Clube, Vinícius fez dois golos para a formação caseira. Rafa ainda reduziu para os visitantes, mas o resultado não voltou a sofrer alterações.
----------------------------------
segunda-feira, 25 de fevereiro
Marítimo M. - Sporting CP
(19h00 – Sport TV)
Na segunda-feira, Marítimo M. e Sporting CP vão encontrar-se pela 91.ª ocasião. Os insulares ocupam a 13.ª posição à entrada desta jornada, contando com com 23 pontos, ao fim de 22 jogos. Os “leões” seguem na quarta posição, com 45 pontos.
Relativamente ao histórico de confrontos, os madeirenses totalizam 15 triunfos, enquanto que os "leões" somam 63 vitórias. O empate, por seu turno, foi o resultado que menos vezes se repetiu (13). A última vez que o Marítimo M. venceu o Sporting CP, na ilha da Madeira, foi na última jornada da época transata, com um triunfo por 2-1. Para a equipa da casa, marcaram Joel Tagueu e Ghazaryan, para os forasteiros foi Bas Dost que faturou. Antes, tinha occorido um empate a uma bola (1-1) na época 2016-2017, e duas vitórias do Sporting CP nas duas temporadas anteriores.
Na primeira volta, num jogo disputado no Estádio de Alvalade, o Sporting CP venceu por 2-0, com golos de Bruno Fernandes e Fredy Montero.
----------------------------------
SL Benfica - GD Chaves
(21h15 – BTV)
A jornada encerra no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, com o duelo entre "encarnados" e GD Chaves. O SL Benfica é o o atual 2.º classificado, com 53 pontos, depois de terem vencido as últimas sete jornadas disputadas. Os flavienses, por seu turno, seguem na 17.ª posição, contabilizando 19 pontos, e com um registo de sete pontos amealhados nas últimas quatro rondas.
Será o 34.º embate entre estas duas formações, com claro pendor para os "encarnados", que conquistaram 27 triunfos. O empate registou-se por quatro vezes, enquanto a vitória flaviense ocorreu por três vezes na história dos confrontos. Nos 18 jogos disputados em casa do SL Benfica, a equipa lisboeta venceu por 16 ocasiões, sendo que o melhor resultado que o GD Chaves alcançou foram dois empates.
No jogo referente à primeira volta, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a partida terminou empatada a duas bolas (2-2), com bis de Ghazaryan e de Rafa Silva para cada uma das equipas.
------------
Fonte : Liga Portuguesa de Futebol 
Copyright © RÍAS BAIXAS TRIBUNA. Designed by OddThemes