8 jun. 2018

Eurocidade Tui Valença Inspira Colombia e Equador. Cooperação na Raia Minhota é Exemplo para o Mundo

Rías Baixas TRIBUNA, en Valença do Minho.
Delegação da Colômbia e do Equador veio conhecer o exemplo de cooperação entre Valença e Tui e inspirar-se no modelo da Eurocidade para estabelecer base de cooperação entre estes dois países.
Eurocidade Inspira a América Latina. Os representantes da Colômbia e Equador tiveram a oportunidade de conhecer a realidade administrativa, social, económica, cultural, desportiva e turística e destas duas cidades. A Fortaleza, a Piscina Municipal, o Albergue de Peregrinos, o Comboio Turístico, a Catedral de Tui, a Câmara de Valença e o Concello de Tui foram alguns dos espaços visitados. A iniciativa foi dinamizada pela Associação Europeia de Cooperação Territorial Galiza Norte de Portugal e pela Eurocidade Tui Valença e decorreu no âmbito das Jornadas sobreServiços Públicos Transfronteiriços”.
Eurocidade Exemplo de Cooperação. A Eurocidade Valença Tui é um encontro de vontades de 35 mil habitantes, num novo conceito de cooperação, de segunda geração, no âmbito europeu. Duas cidades, que vivem frente a frente, "unidas" fisicamente pelo Rio Minho e pela fronteira, estão a institucionalizar uma cooperação que já é efetiva e real na vida diária das duas comunidades. Valença e Tui são o centro geo-estratégico do Noroeste Peninsular, com uma esfera de influência, a 1h30, de 6 milhões de habitantes e a fronteira terrestre mais movimentada, entre Portugal e Espanha, com a passagem, diária, de 22 mil veículos dia.
Prioridade o Cidadão. O trabalho conjunto é dirigido ao cidadão e às instituições, promovendo a convergência entre as duas cidades, que encontram, na fronteira, uma oportunidade para o desenvolvimento do território.
Partilha de Equipamentos. A partilha de equipamentos e serviços é outra das grandes realidades que as duas cidades estão a institucionalizar. A Piscina Municipal de Valença, o Teatro Municipal de Tui, os Bombeiros Voluntários de Valença e os Serviços de Saúde são alguns dos serviços e equipamentos com utilização conjunto cujos modelos de gestão partilhada podem trazer grandes benefícios para as comunidades locais e mesmo regionais. A gestão partilhada do território é a grande meta de Valença e Tui com a institucionalização de uma eurocidade, num modelo de cooperação que seja um exemplo para a Europa e o mundo. O projeto conta com a cobertura da União Europeia, dos governos de Portugal e Espanha e o resguardo da Xunta de Galicia, da Comissão de Coordenação da Região Norte e da A.E.C.T. - Associação Europeia de Cooperação Territorial Norte de Portugal / Galicia a Eurocidade. 















Share:


ARCHIVO RÍAS BAIXAS TRIBUNA

Edición 15 de Rías Baixas Tribuna ya está en puertas

La edición 15, edición impresa de RÍAS BAIXAS TRIBUNA está siendo ya elaborada desde este lunes. Temas de máximo interés están en la planill...


LOS MÁS POPULARES EN UN AÑO

RÍAS BAIXAS TRIBUNA

Buscar en RÍAS BAIXAS TRIBUNA

O noso peixe é de fiar

Empresas y autónomos confian

Empresas y autónomos confian
Gestradoc también obsequia a sus clientes con un ejemplar de RÍAS BAIXAS TRIBUNA

Apuesta por el mejor vino blanco

Galicia, tes que vivila

Galicia, tes que vivila

En Zaragoza, 14 - Vigo

En Zaragoza, 14 - Vigo
recoge aquí tu ejemplar de RÍAS BAIXAS TRIBUNA, obsequio de este establecimiento hasta agotar existencias

Para ir a las islas atlánticas...

Formulario de contacto

Nombre

Correo electrónico *

Mensaje *

Desde el corazón de Galicia

Nuestras ediciones impresas

Nuestras ediciones impresas

Galicia é Calidade

Nuestra última edición impresa

Nuestra última edición impresa

Newsletter

Translate